Missão & Objetivos
Qual o contexto atual?
Para a generalidade das crianças e jovens, sobretudo entre os 6 e os 18 anos, a escola representa o espaço onde despendem grande parte do seu tempo diário. É neste contexto que se consolidam muitos dos seus hábitos e comportamentos, alguns dos quais perduram ao longo da vida adulta.
As deslocações diárias entre a casa e a escola constituem, para muitos, as primeiras experiências autónomas no espaço público, moldando a sua perceção sobre o ambiente urbano — nomeadamente no que respeita à segurança, conforto e qualidade dos percursos pedonais.
Esta tendência estende-se à restante comunidade educativa — incluindo famílias, docentes e pessoal não docente — refletindo a necessidade urgente de repensar a mobilidade escolar, promovendo hábitos mais saudáveis, sustentáveis e seguros no território de Vila Nova de Gaia.
REPARTIÇÃO MODAL DO CONCELHO
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MOBILIDADE CASA-ESCOLA DO CONCELHO
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Caminhar e circular de bicicleta contribuem para se alcançar o tempo mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para se evitar a obesidade infantil. Adicionalmente, ao caminhar ou utilizar a bicicleta, as crianças tornam-se mais ativas, mais conscientes do seu entorno, desenvolvendo, igualmente, competências em matéria de segurança rodoviária.
Num momento em que a mobilidade sustentável se associa à crescente atenção dada à saúde pública, às alterações climáticas, à humanização das cidades e dos territórios, ao enriquecimento das sociabilidades, à dinâmica do comércio tradicional, mas também à autonomia da criança e do jovem na cidade e ao desenvolvimento da sua integração e participação na comunidade em que se insere, a presente “Estratégia de Melhoria da Mobilidade Escolar” é fundamental nas atuais políticas públicas de educação, de cidade e cidadania, de ambiente e de mobilidade sustentável.